sábado, 27 de março de 2010

Quer saber mais sobre Whistle register?

"Whistle Register"

Há ainda, acima do falsete, um terceiro registro vocal ("whistle register" - que é uma espécie de assobio). Quando vc o usa, suas cordas vocais ficam bem tensas de forma que elas literalmente assoviam pra produzir as notas. Muitas pessoas não conseguem atingir esse registro, Mariah o desenvolveu quando ela era bem pequena. Ele requer tensão nas pregas vocais (que você não pode sentir) e o relaxamento da região próximo (que você pode sentir). Então, pra produzir essas notas você precisa estar com a garganta bem relaxada (falar é facil...). Os que quiserem se aventurar a tentar alcançar tal registro, explorem usando volumes baixos -- tentem imitar uma gaivota ou um filhote de gato pra forçar as pregas vocais a entrarem em tal registro.

Whistle: Assovio laríngeo, é conhecido no bom português como registro de apito, onde o som é produzido por uma fenda no fechamento das pregas, daí o som é produzido pelo atrito mesmo, não pela vibração das pregas, como um assovio qualquer, só que na garganta. Ex: BERRO DE CRIANÇA E MOCINHAS DE FILMES DE TERROR (ESSES FORAM OAS EXEMPLOS DO FELIPPE)...

Qualquer dúvida entrem em contato: vanivox@hotmail.com
Você também pode deixar um coméntário e seu contato ficarei feliz em ajudar

27 comentários:

  1. oi gostaria muito de saber se no whistle o ar faz o movimento contrário da respiração...inspirando?? grata!!

    ResponderExcluir
  2. Paulinha, no whistle o movimento do ar é o mesmo q no canto normal, só que utiliza do apoio e da respiração intercostal, se tiver dúvida me adc no msn, bjs
    vanivox@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. oi,meu nome é Victor Dayube
    queria saber se tem algum problema em fazer o Whistle, muita gente me diz que pode prejudicar, tenho 15 anos e faço 4,5 oitavas...
    quase 5...Mas ñ faço sempre pois tenho medo de perder minha voz...Tem problema?
    Vou te adc no msn tah, muito obrigado

    ResponderExcluir
  4. Olá, consigo fazer Whistle register, mas somente em notas baixas,vc conhece alguma técnica para eu conseguir amentar o meu alcançe?

    ResponderExcluir
  5. meu nome é michael e eu queria saber o que faço para liberar meus agudos presos?como tirar a voz da garganta como muitos falam?e como alcançar o whistle register se canto no tom da cassaine (mezzo-soprano),aline barros tambem (mezzo-soprano),e mariah carey (mezzo-soprano coloratura)cujo eu ñ consigo alcançar notas muito agudas e os whistles se nao tenho quase nenhuma dificuldade de cantar no tom delas e alcançar maioria das notas dessas cantoras sem dificuldades?

    ResponderExcluir
  6. existem exercícios que façam a pessoa aprender a desenvolver os whistles?

    ResponderExcluir
  7. Olá, meu nome é Richard e tenho 14 anos, minha voz está mudando e eu estou ficando muito fulo por causa disso - eu gostava da minha voz fininha porque eu conseguia conseguir cantar agudo. Eu consigo (sem sacanagem) atingir F#5 (com base no teclado) e nada mais além disso. Disse minha Amiga que eu uso a técnica whistle register. Isso é perigoso para mim? Será que eu consigo estender mais minhas pregas? Responda por favor! Já estou ficando triste comigo mesmo por causa da minha voz!

    ResponderExcluir
  8. ola eu consegui fazer o whistle register apenas quando eu uso notas altas exemplo sopranas, mas qundo eu nao as uso eu consiguo voce me poderia dizer por que?

    ResponderExcluir
  9. oi
    gostaria de saber qual o meu tipo de voz. tem como?
    minha voz é diferente, não vi nenhum cantor com o meu tipo de voz. não sei se é contralto ou 1º tenor?

    ResponderExcluir
  10. quem quiser ver meu whistle register me add no msn bruno_ss_15@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. ola minha classificação vocal e de baixo baritono eu consigo em voz normal chegar a um A3 mas a algum tempo eu utilizo a tecnica do whistle com limites em F#7 esses tipos de notas tao altas podem afetar minha voz futuramente?

    ResponderExcluir
  12. Eu gostaria de saber minha classificação vocal, pois eu tenho uma tessitura que vai do E1 ao A3 com os graves muito brilhantes e os medios tambem, ja me disseram que eu sou baixo-baritono,outros q eu sou baritono dramatico, desde entao eu tenho esta duvida! ah eu tambem consigo fazer whistle chegando a um F7, e por causa disso me disseram tbm q eu sou tenorino. Afinal qual dos tres tenho mais chances de ser!

    ResponderExcluir
  13. Ola, eu nao poderia deixar de compartilhar um pouquinho de minha experiencia para incentivar quem deseja esse objetivo. Curiosamente meu whistle (E6-G7) eh limitado pela manha por enquanto e mante-lo eh o desafio. No inicio fazia muita força e dava ate dor de cabeça. Mas como a Dani disse, nao tem q fazer força. Qdo ele esta la, ate de boca fechada ele sai (na cabeça). O ataque da nota para iniciar deve ser em crescendo (o que traz o beneficio extra de virar melisma). Meu nick no youtube eh fabiobonafide e quem quiser, vai ser um prazer trocar figurinhas. Nao desistam. Abraço para todos!

    ResponderExcluir
  14. alguem pode me ajudar?consigo fazer whistle em notas baixas,quero saber que exercicios usar para aumentar o alcance?

    ResponderExcluir
  15. A 1 ano atras eu descobri o whistle register, tentei, e em poucos dias consegui ter controle, ae eu começei a ver musicas q utilizam o whistle (musicas da mariah etc) e depois de um tempo meu whistle foi estragando e levou com ele o meu falsetto, tem como recuperar? eh triste cantar com esse limite, n ter o falsetto, ou, pouco ter.

    ResponderExcluir
  16. Quanto ao flute? eu consegui fazer uma vez e foi assim: QUEM LIGOU O PLAYBACK? parece q n eh de vc, eh mto angelical xD

    ResponderExcluir
  17. oi meu nome é júnior tenho 15 anos e ate a oitava serie eu dava whistle mas depois q eu entrei no 1 ano ele começou a sumir e eu fiquei muito triste pq eu amo gritar e hj eu estudo 2 ano e eu so consigo gritar no harmonico e qua me esorço muito eu consigo dar um whistle baixo mas eu muito rouco e eu queria saber como eu poderia recupera-lo e como eu posso fazer para n ficar rouco pq eu grito muito e eu queria meu whistle de volta .... obg pela atençao
    quem quiser me add para me ajudar
    ta ai: ailtonjunior50@hotmail.com
    obg bjssss

    ResponderExcluir
  18. Olá.... Meu nome é Thyago tenho 18 ( acabei de completar dia 31 de dez. )Eu gosto muio da Mariah Carey, ai decidi saber como ela faz isso na voz dela. Então descobri o Whistle register. procurei saber melhor olhando videos no youtube.... dai.. consegui....foi rápido... muito show isso :D Fiquei muito feliz lol. so que quando acordo comsigo notas mais aguda do que a tarde ou a noite.... sabem porque? obg :)

    ResponderExcluir
  19. Então, as vezes eu consigo fazer o whistle register, minha maior nota que eu já consegui, foi E6,algumas vezes consigo alcançar o G6 bom, pelo menos me disseram que isso era um whistle register, mas não é sempre que eu consigo, eu consigo na hora, mas depois minha vóz começa a falhar, e nem consigo mais fazer falsetes direito, porque isso acontece?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu pesquisei no google sobre whistles e achei sua pergunta em um site, e como foi em 2013 acho que já te responderam kkkkk e essa tbm é minha dúvida..... vc perguntou isso: "bolbiel19 de junho de 2013 11:01
      Então, as vezes eu consigo fazer o whistle register, minha maior nota que eu já consegui, foi E6,algumas vezes consigo alcançar o G6 bom, pelo menos me disseram que isso era um whistle register, mas não é sempre que eu consigo, eu consigo na hora, mas depois minha vóz começa a falhar, e nem consigo mais fazer falsetes direito, porque isso acontece?" Fiquei curiosa pq acontece a mesma coisa comigo, e então vc sabe pq??? e Hoje vc consegue fazer whistle sem falhar a voz depois?????

      Excluir
  20. gostaria de saber como fazer p mandar p vc um video q eu fiz tentando o whistler , queria q vc desse uma olhada
    Obs.: nn ah afinado , mas quero saber se em algum momento consegui executar essa tecnica

    ResponderExcluir
  21. Eu tenho 14 anos, e canto na Igreja, minha extensão vocal vai do Re3 a Fa6, sendo que no whistle eu consigo alcançar do La6 até o Sol#7.

    ResponderExcluir
  22. olha gostaria de saber se esse é um whistle ou falsete http://www.youtube.com/watch?v=8vdkhGTRnpk apartir do 1:20 alem de ser um video mto engracado

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde.

    Vou expor aqui a minha situação quanto ao whistle:
    Sou barítono, e tenho uma extensão vocal que vai do F#1 ao A5. o que acontece é que quando estou meio rouco, o que é muito raro (a não ser quanto tenho alguns 3 ou 4 shows seguidos a cantar), eu consigo alcançar mais notas e já cheguei a alcançar o E6 ainda há uns dias atrás sem esforço algum. Porém, quando regresso à minha "normalidade vocal", o que acontece, é que por mais que me esforce e aperte o abdómen e faça o apoio diafragmático corretamente, só sai ar e isso me incomoda bastante. Alguém aqui consegue dizer-me o que provávelmente estarei a fazer errado? Se eu beber por exemplo água a temperatura ambiente, a minha voz não fica tão encorpada, como quando eu bebo água mais fria.
    O que eu noto é que chegando a uma certa região dos agudos, eu tenho que apertar mais o abdómen para os agudos saírem. Terá isto a ver com o facto de eu não conseguir fazer o whistle?
    Qualquer pessoa consegue fazer e alcançar esse registo, ou só os previligiados têm acesso a ele?

    Por favor, alguém me dê uma resposta e me elucide quanto a isso.
    Se quiserem responder para o meu E-Mail, ele é o seguinte: Andre_B_Rodrigues@sapo.pt

    Cumprimentos,

    André.

    ResponderExcluir