sábado, 27 de março de 2010

Aos amantes de Gutural

Apostila de canto Gutural ( By. Vaní Souza)

O canto Gutural é uma questão de muita técnica, portanto todos que a praticam podem alcançá-la.
Neste tipo de técnica é muito difícil imitar a voz de alguém, porque cada um possui um timbre no gutural, sendo que pra todos se utiliza a mesma técnica.
Para começar a primeira coisa a se fazer é perder a vergonha, pois essa vergonha é que nos faz perder o potencial de elaborar um bom gutural.
Vamos estudar algumas maneiras a de execução e tipos de gutural.

1) Evitar a garganta sempre. Gritar ou não gritar?
Algumas pessoas que já cantam esta técnica pensam que o grito sai da garganta por isso esforçam muito a garganta e depois de um tempo acabam tendo que parar de executar esta técnica.
O uso correto da voz no canto gutural é a utilização do diafragma (músculo localizado abaixo dos pulmões grande responsável pela respiração ) é também necessário um controle de ar muito preciso, pois o ar deve passar por um pequeno orifício a o som é produzido pelo eco das cordas vocais, com isso a passagem do ar fica pressionada e sua saída só acontece se impulsionamos o ar com uma pressão no diafragma.
Devemos tomar cuidado para não inflar o tórax se isso acontecer o ar passara com muita forca pelas pregas vocais e isso pode causar problemas futuro como mencionado.
Se treinada duas horas de duas a três vezes por semana esta técnica irá reforçar a garganta o que fará com que não cause mais incomodo no gutural.

2) Como ficam as pregas vocais neste canto?
Para atingir este canto devemos trabalhar com as pregas vocais praticamente toda fechada. Nossa prega vocal trabalha com impulsos de atrito por causa disso se produz o som, ou seja, quando uma prega vocal se encosta na outra é produzido um atrito e com a passagem do ar entre elas é feito o som.
Podemos começar treinando em som de “OH” numa nota profunda, podemos alargar a musculatura do pescoço, tomando cuidado para que não tencione muito esta área. Toda tensão que provocamos pode fazer com que o ar saia de maneira errada.
É preciso muito treino no tônus do diafragma. Trabalhe as vogais separadas.

3) É normal acontecer de saírem duas vozes e sons diferentes em uma mesma pessoa?
Sim. Apesar de ser raro este tipo de gutural ele é conhecido como Doublé Vozes, ou duas vozes. Ela é executada da seguinte maneira, pressione lentamente os músculos abdominais fazendo com que o ar saia suavemente acima das pregas vocais, pratique até achar o movimento certo pra sua voz.
Em homens é necessário uma maior concentração pois eles possuem o Hióide ( ou Pomo de Adão, que é popularmente conhecido como o gogó.)
Isso requer uma maneira precisa de execução.

4) Os exercícios para gutural são feitos da mesma maneira que para as outras técnicas?
Não cada técnica vocal requer uma forma de treino, as vezes são executados exercícios parecidos ou iguais mas com finalidades diferentes.

11 comentários:

  1. Nossa da pra ver que você executa e sabe ensinar muito bem tudo isso.Parabéns :D

    ResponderExcluir
  2. Querido amigo, gostei muito da banda de vcs, vcs são de onde, entrem em contato comigo no msn!! Valew
    O seu drive tem uma tessitura muito legal, parabéns!!
    Se precisar de ajuda no gutural conte comigo

    ResponderExcluir
  3. Olaa, gostei muito e os conselhos ajudaram me imenso ! Já agora gostaria de colocar uma questão . Eu sou vocalista de uma banda de metal em que faço gutural . Penso que faço bem , pois uso o diafragma , mas ás vezes sinto a garganta irritada, nem é doer nem nada do genero .. Eu começei há pouco tempo . É normal ? Que poderei fazer para evitar ?
    Obrigado , Beijinhos !

    ResponderExcluir
  4. Bom , Tudo bem Vani ?
    Eu Pratico Gutural tem 2 semanas , Nos primeiros Dias Sentia Tipo Corroer minha garganta mais agora consigo cantar normal sem nada disso acontecer , Mais sinto que ainda continuo fazendo da maneira errada , bom eu endureço a parte abaixo do peito e solto o ar pela boca
    O ar sai quente e a voz sai gutural porém um pouco baixa . Você poderá me falar se estou fazendo do geito certo ? o que eu preciso melhorar ou adicionar no meu modo de fazer gutural xD , Obrigado Vani , Muiitos Anos De Rock Para Você

    ResponderExcluir
  5. Vô treinar tia vani, tava dando uma olhada e vi esta url, achei muito maneiro, mais acho que dá pra explicar melhor para os iniciantes... e curiosos xD - de MoRt, Belém - PA

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Eu posso cantar lírico e gutural ou tenho que optar por apenas um?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente canta em uma banda de gothic-metal.
      Bem as duas técnicas São um tanto quanto diferentes mas se treinas da maneira correta de maneira alguma o gutural poderá atrapalhar no seu canto lirico mas lembre-se mantenha a garganta lubrificada.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Adorei o seu trabalho tem muito conteúdo desejo muito sucesso parra vc e muito Rock rolll

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Vaní Souza, me chamo Ramon e preciso da sua ajuda.... qual primeiro passo pra mim aprender o gutural, os exercícios, estou disposto a trinar para aprender!!!

    SE puder me ajudar vou agradecer !!!

    ResponderExcluir