tag:blogger.com,1999:blog-79229678508507293202024-03-14T05:59:47.316-07:00Vaní SouzaTÉCNICA VOCALAnonymoushttp://www.blogger.com/profile/00398853032826328915noreply@blogger.comBlogger18125tag:blogger.com,1999:blog-7922967850850729320.post-48331593584444286592016-03-01T17:03:00.000-08:002016-03-01T17:03:56.128-08:00Vídeo de ressonância vocal<div class="separator" style="clear: both; text-align: center;">
<iframe allowfullscreen="" class="YOUTUBE-iframe-video" data-thumbnail-src="https://i.ytimg.com/vi/HmXP05U_0-w/0.jpg" frameborder="0" height="266" src="https://www.youtube.com/embed/HmXP05U_0-w?feature=player_embedded" width="320"></iframe></div>
<br />Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/00398853032826328915noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7922967850850729320.post-27442009436190828132016-02-04T22:34:00.002-08:002016-02-04T22:34:41.210-08:00Descomplique Voz Cansado de muita teoria? Vamos tornar a técnica vocal mais prazerosa e seu estudo divertido. <div>
Através de video-aulas, o <a href="http://youtu.be/DrbIfwDHH-Q" target="_blank">Descomplique</a> Voz, chega até você com um pouco mais de informação e praticidade.</div>
<div>
Sera Bem-Vindo e volte sempre!</div>
Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/00398853032826328915noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7922967850850729320.post-44711341622276350822016-02-03T19:53:00.001-08:002016-02-03T19:55:21.241-08:00Vídeo aulas<span style="font-size: large;">Olá, </span><br />
<span style="font-size: large;">Estamos estudando uma forma melhor de atender nossos visitantes e alunos.</span><br />
<span style="font-size: large;">Gostaria que você pudesse nos ajudar a cerca dos conteúdos.</span><br />
<span style="font-size: large;">Mande sugestões ou dúvidas, assuntos que gostaria de ver explicado de outra forma. </span><br />
<span style="font-size: large;"><br /></span>
<span style="font-size: large;">Obrigada pelo carinho de sempre! </span><br />
<span style="font-size: large;">Continuem mandando e-mails, é sempre um prazer atende-los!</span>Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/00398853032826328915noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7922967850850729320.post-17941002770580656372014-04-02T14:55:00.000-07:002016-02-02T20:29:05.149-08:00VOCAL COACH OU PROFESSOR DE TÉCNICA VOCAL? Hoje em dia vemos muitas pessoas correndo atrás de professores de técnica vocal ou vocal coach, mas muitos ainda não sabem a diferença entre um profissional e o outro.<br />
Vocal Coach é o preparador técnico que por suas experiencias prepara o cantor para suas apresentações, resumindo ele executa as técnicas e as ensina.<br />
Professor de Técnica Vocal é aquele que estudou as técnicas existentes e as ensina com sua metodologia.<br />
<br />
O profissional do canto tem que saber a necessidade do aluno e compreender qual a forma mais adequada de prepara-lo.<br />
<br />
O cantor tem que cantar o que faz sentido para ele e não o que seu professor manda.<br />
<br />
Nem sempre a pessoa que canta também sabe ensinar. Verifique se seu professor ainda esta estudando, pois a metodologia do canto mudou muito e devemos andar antenados com as novidades.<br />
<br />
Todo profissional deve saber seus limites de conhecimento e conseguir avançar, para um melhor desempenho em suas aplicações para com seus alunos.<br />
<br />
Fique por dentro das novidades aqui, beijos a todos!<br />
Fiquem a vontade para comentar.Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/00398853032826328915noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7922967850850729320.post-6698207166733494532012-07-01T11:01:00.001-07:002016-02-02T20:25:26.260-08:00<b></b>Exercícios para gutural:
- O Lançamento da Voz:
Usando a respiração com apoio no diafragma vamos fazer exercícios de aquecimento e respiração.
Exercício de aquecimento:
Um bom exemplo disso é o “carrinho”que é o movimento que a língua ou os lábios produzem quando falamos assim:
TR ou BR, mas procure fazer este exercício usando primeiro só os lábios (carrinho pra fora) e depois língua (carrinho pra dentro).
Faça intervalos de um pro outro soltando o ar em som de “S”silábico, isso significa que você vai soltar o ar neste som sem precisar de fazer muito esforço. Este é um ótimo exercício de aquecimento vocal, daremos mais exemplos depois.
Exercício de respiração:
Vamos utilizar um exercício que provoca uma limpeza nas vias respiratórias fazendo com que o organismo se prepare para coordenar as entradas e saídas de ar
É necessário que você faça três seqüências de respiração profunda e na quarta vez você vai inspirar o ar e segurar por quatro segundos depois expire e quando estiver sem ar segure por dois segundos vazio depois solte o restante do ar que estiver, este ar é chamado de ar reserva.Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/00398853032826328915noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7922967850850729320.post-73181821226412955272011-02-02T12:50:00.000-08:002016-02-02T20:26:21.763-08:00Continuação dos mitosMASTIGAR GENGIBRE<br />
<br />
Embora muito usado no meio do canto popular e no teatro, não existe nenhum<br />
estudo científico sobre sua eficácia. Do mesmo modo, não há estudos controlados<br />
sobre os componentes e os efeitos da própolis, porém, parece haver ação<br />
antiinflamatória e lubrificante da boca e da faringe.<br />
<br />
TOMAR MEL COM LIMÃO E SIMILARES<br />
<br />
A combinação de mel e limão ou vinagre e sal é muito utilizada, contudo devem ser<br />
evitadas. O mel, consumido de modo isolado, é um lubrificante das caixas de<br />
ressonância superiores, a faringe e a boca, mas o limão, o vinagre e o sal ressecam<br />
as mucosas, e não devem ser usados com objetivos vocais.Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/00398853032826328915noreply@blogger.com3tag:blogger.com,1999:blog-7922967850850729320.post-36135863437160175262011-02-02T12:41:00.000-08:002016-02-02T20:26:37.612-08:00Mitos sobre a voz cantada.NUNCA RESPIRAR PELA BOCA?!<br />
<br />
A cavidade nasal é a entrada preferencial do ar para dentro do corpo. No nariz, o ar é purificado, aquecido e umidecido, usando nesta tarefa, uma série de cílios (pêlos) e reentrâncias (coanas) por onde o ar passa em redemoinhos. Por outro lado, a<br />
respiração bucal é mais rápida e direciona maior quantidade para dentro dos<br />
pulmões num tempo mais curto, já que o trajeto a ser percorrido é menor e a porta de<br />
entrada maior. Assim sendo, durante o canto ou a conversa em frases rápidas, é<br />
impraticável respirar apenas pelo nariz, o que nos leva à respiração buco-nasais, com<br />
entradas bucais nas emissões que se sucedem rapidamente e entradas nasais nas<br />
pausas longas<br />
<br />
NÃO USAR FALSETE, POIS É UMA VOZ FALSA E FAZ MAL. ALÉM DISSO, MULHERES NÃO TÊM FALSETE.<br />
<br />
Falsete é o modo de se emitir a voz. Esse conceito está associado à noção de<br />
registros vocais. Em relação à voz, registro refere-se aos diversos modos de se emitir os sons da tessitura. De modo geral reconhece-se a existência de três registros:o basal, o modal e o elevado. <br />
O falsete é um dos sub-registros que compõe o registro elevado, que é o das notas mais agudas da tessitura. Este nome não quer dizer que a voz soe falsa ou que seja produzida por outras estruturas que não as pregas vocais.<br />
Falsete vem de falsa voz feminina, pois alguns homens cantavam em falsete na<br />
idade média, quando não se permitia que as mulheres participassem de coros<br />
religiosos. Na emissão em falsete as pregas vocais estão alongadas, porém com<br />
pouca tensão. A mudança para o falsete corresponde a uma necessidade fisiológica<br />
de se prosseguir numa escala musical em ascendente.<br />
<br />
NÃO APRESENTAR ZONAS DE PASSAGEM DE REGISTRO<br />
<br />
Existem regiões intermediárias entre os registros vocais, quer seja entre o basal e o<br />
modal, ou entre o modal e o elevado nas quais ocorrem as principais mudanças nas<br />
ações musculares. Essas regiões são conhecidas como zonas ou notas de passagem.<br />
Alguns cantores não mostram suas notas de passagem, enquanto outros apresentam<br />
verdadeiras quebras de sonoridade entre a última nota de um registro e a primeira<br />
nota do registro seguinte. Na verdade, a mudança entre os ajustes musculares sempre<br />
ocorre, o que varia é o quanto ela é evidente ou não para o ouvinte.<br />
<br />
GARGAREJAR COM UÍSQUE, VINAGRE OU SIMILARES ANTES DOS ENSAIOS E<br />
APRESENTAÇÕES<br />
<br />
Alguns cantores têm o hábito de gargarejar bebidas alcoólicas ou até mesmo de<br />
tomar uma dose para “esquentar” a voz antes de ensaios ou apresentações. Essas<br />
pessoas geralmente referem que fica mais fácil cantar sob o efeito do álcool. A ação<br />
imediata do álcool sobre as paredes da boca e da faringe é o de uma anestesia<br />
temporária, o que significa que as sensações nessa região ficam reduzidas. Assim,<br />
todo o esforço que se pode estar fazendo para cantar não é percebido e o cantor pode<br />
erroneamente acreditar que está cantando melhor. Além disso, o efeito do álcool<br />
sobre o sistema nervoso nos deixa mais desinibidos, mais soltos e, portanto, o medo<br />
de uma apresentação pode diminuir. Contudo, a partir de uma segunda dose (ou até<br />
mesmo da primeira, em pessoas mais sensíveis) pode-se perder o controle fino da<br />
afinação e do volume de voz, produzindo-se também uma articulação pouco precisa<br />
e com desvios nos sons da fala. A qualidade vocal fica pastosa, comprometida para o<br />
canto. Um outro fator importante é o edema (inchaço) nas pregas vocais causado<br />
pela ingestão de várias doses de bebida, principalmente destiladas.<br />
<br />
USAR SPRAYS<br />
<br />
Medicações em forma de spray devem ser usadas apenas quando prescritas pelo<br />
médico e em casos específicos, como por exemplo, de inflamações das vias aéreas,<br />
situações onde se deve evitar o uso da voz cantada. Cantar quando não se está em<br />
condições de saúde vocal pode ser muito arriscado e corre-se um alto risco de se<br />
produzir lesões no aparelho fonador, incluindo edema e disfonias hemorrágicas das<br />
pregas vocais. Tais fórmulas em spray geralmente incluem um componente<br />
analgésico e anestésico que atua como o álcool sobre as paredes da boca e da<br />
faringe. Tais preparados, por serem apresentados em forma de aerosol, chegam a<br />
atingir a laringe e os pulmões, podendo reduzir as próprias sensações da laringe e da<br />
árvore respiratória, o que prejudica ainda mais o canto.<br />
<br />
CHUPAR PASTILHAS PARA LIMPAR A VOZ E A GARGANTA<br />
<br />
As pastilhas quando possuem o componente anestésico, apresentam os mesmo<br />
inconvenientes causados pelo uso de spray. Quando há presença elevada de cítricos<br />
(limão ou laranja), ou ainda em versão dietética, pode haver ressecamento do trato<br />
vocal e portanto devem ser evitadas.Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/00398853032826328915noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7922967850850729320.post-64438433641318154942011-01-13T07:30:00.000-08:002016-03-01T17:01:34.496-08:00Ressonância vocal O estudo das <a href="http://youtu.be/HmXP05U_0-w" target="_blank">Ressonâncias</a> (assim como a respiração) tem um papel fundamental para o canto, são nas cavidades de ressonância que ocorrem as modificações do som primordial produzido na laringe, elas são nossas caixas acústicas.<br />
<br />
Exercícios de ressonância:<br />
<br />
1 - Exercício M&N (em dois tempos) - Você deve emitir o som da letra M e da letra N com a boca fechada, (a letra M na fala tem o som de E+M+E = EME, e a letra N tem na fala o som E+N+E = ENE, pronuncie as letras M e N bem devagar e veja que você obrigatoriamente fecha a boca. É o som da boca fechada que estamos buscando, o som do mantra OM, ou som de comida gostosa... ...hhhhuuuuummm...), faça este som alternando entre as letras M e N em dois tempos 2/2 (1, 2, 1, 2, 1, 2, 1, 2, 1, 2, ...M, N, M, N, M, N,...) note que na letra M sua língua fica repousada (esta é a diferença mais notável, existem outras quase imperceptíveis, potálamo, laringe, etc), enquanto na letra N sua língua passa a tocar no céu da boca. Você também deve notar que na letra M o som é mais intenso, com mais harmônicos, sua cabeça se enche de som (voz de cabeça) é um som mais denso, já a letra N tem som mais médio, anasalado, e você sente mais o fluxo de ar no nariz devido a falta de harmônicos (como um disco de vinil e aquele chiado, CHISSSCHISSS de fundo). Bem, agora que encontramos o som que procurávamos e identificamos as sensações de cada um deles, o exercício completo consiste no seguinte:<br />
<br />
Respire (diafragma), faça o som do M&N 2/2 (diafragma/apoio) alternando entre as letras, faça em uma região mediana de sua voz, numa nota confortável, faça até que termine o seu ar (sem exageros, não é para ficar roxo), respire novamente (use o diafragma) e repita o exercício, desta vez uma nota acima (se você entoou a nota DO, agora entoe a nota RE), e repita o exercício até a quinta nota (relativo a nota que voce iniciou o exercício, se voce começou em DO, vá até o SOL), seguindo o mesmo procedimento, depois repita a mesma escala de forma descendente (de SOL até DO), repita o exercício 5 vezes.<br />
<br />
Importante: Note que em algumas notas o som será bem mais intenso que em outras, isto é natural, você tem sua própria caixa acústica que vibra de forma diferente para cada nota, o mais importante é dominar estes sons (ressonâncias) ao ponto de conseguir consciente e precisamente empregá-los em seu canto, e para que isto aconteça é necessário estudo e dedicação.<br />
<br />
2 - Exercício Baumbê - Você irá pronunciar BAUMBÊ numa escala de DO a DO repetindo cada tom, exemplo:<br />
DO, DO, RE, RE, MI, MI, ... ..., SI, SI, DO, DO<br />
Não existirá pausa para respiração. Você irá respirar no momento em que emitir o som BÊ da palavra BAUMBÊ. Lembre-se de usar o diafragma, você fará exatamente o seguinte:<br />
Durante a emissão do BAUM contraia o abdômen dando apoio ao canto (principalmente ao som ressonantal da boca fechada, o M), ao emitir o BÊ (que completa a palavra) você irá expandir o abdômen (respirar), este BÊ será seco e curto, você deve pronunciar BAUMBÊ em dois tempos 2/2, (1, 2, 1, 2, 1, 2,... ...,BAUM, BÊ, BAUM, BÊ...), como se fosse um bumbo de fanfarra, o BAUM será o 1 tempo (diafragma/apoio) o BÊ será o 2 tempo (respiração/diafragma), faça a escala ascendente e descendente ininterruptamente (comece no DO, vá até o DO da próxima oitava e desça completando o exercício no mesmo DO inicial) a escala tem início e fim, porém sem meios, como uma coisa só.<br />
<br />
Importante: O exercício une técnicas de ressonância e respiração, as duas são importantes, mas nesta parte estamos enfatizando as ressonâncias, e a ela você deverá dar mais atenção, procure emitir os sons mais graves da escala anasalados (DO,RE, MI, como o N do exercício passado), e os sons mais agudos com som de cabeça (LA, SI, DO, como o M do exercício passado), as notas médias desta escala (FA, SOL) serão um ponto de transição, provavelmente o que deve acontecer é que no começo do exercício, (nas primeiras repetições) você estará emitindo estas notas com uma ressonância mediana, já nas últimas repetições do exercício este som deverá ter *subido. Como em exercícios anteriores aconselho não repetir o exercício muitas vezes, pois poderão surgir dores abdominais, caso isto aconteça pare com o exercício e volte a executá-lo em uma próxima sessão de estudos, o número de repetições aconselhável é de 5 a 6 repetições, este número de repetições não deverá lhe ocasionar problemas.Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/00398853032826328915noreply@blogger.com3tag:blogger.com,1999:blog-7922967850850729320.post-44608494631767034872011-01-13T07:23:00.000-08:002016-02-02T20:27:02.698-08:00Apoio diafragmático, o que é ?O apoio diafragmático é responsável pela sustentação do som, bem como a durabilidade e potência do mesmo. Ouvimos muito acerca dele, mas às vezes ficamos confusos na hora de aplicar a técnica. <br />
O que é apoio diafragmático?<br />
É uma tensão aplicada à musculatura abdominal que faz com que o ar permaneça por mais tempo nos pulmões, não sendo emitido todo de uma vez, isso porque o diafragma (membrana que separa os órgãos inferiores dos superiores) provoca uma pressão dentro do corpo, formando a coluna de ar que permitirá a saída controlada do ar.<br />
Como aplico o apoio diafragmático?<br />
Existem várias formas de compreendermos e aplicarmos a técnica. Vamos ver três formas possíveis de exercitar:<br />
<br />
Forma 1<br />
1 - Inspire lentamente, sem erguer o peito e deixando o ar alocar-se nos pulmões e inflá-los, a ponto de sentir a ampliação da região abdominal e intercostal. <br />
2 - Encolha a barriga (como se estivesse escondendo-a)<br />
3 - Solte o ar em "zzz" - note que fica difícil até pra falar quando encolhe-se a barriga. É que forma-se uma coluna de ar que impede o ar de ser solto de uma vez.<br />
<br />
Forma 2<br />
1 - Inspire lentamente, sem erguer o peito e deixando o ar alocar-se nos pulmões e inflá-los, a ponto de sentir a ampliação da região abdominal e intercostal. <br />
2 - Empurre a barriga (como se estivesse aumentando-a)<br />
3 - Solte o ar em "zzz" - esta forma eu particularmente acho mais desconfortável, porém alguns preferem usá-la.<br />
<br />
Forma 3<br />
1 - Inspire lentamente, sem erguer o peito e deixando o ar alocar-se nos pulmões e inflá-los, a ponto de sentir a ampliação da região abdominal e intercostal. <br />
2 - Tensione o abdômen (como se fosse pegar peso, ou como se estivesse protegendo o estômago de um possível golpe. Veja se está bem tenso dando pequenos golpes na barriga, pra sentir que está bem endurecida a musculação - se não conseguir, faça o seguinte teste: inspire e sopre com bastante força. Enquanto estiver soprando, note como a musculatura abdominal fica tensa. Agora tente tensioná-la sem soprar, então segure a tensão e apalpe o abdômen pra senti-lo firme. Quando estiver firme, o apoio está ativo)<br />
3 - Solte o ar em "zzz" - esta forma, apesar de parecer um pouco mais complexa, acredito que é a que se aproxima mais de um bom apoio diafragmático, pois a sua execução não interfere nos órgãos internos de forma direta, ele acontece de fora pra dentro, não o contrário.<br />
<br />
Escolha uma das três formas (apenas uma das três, ok?) e exercite bastante o movimento abdominal. Quando notar que está controlando bem o apoio, exercite a emissão aplicando o apoio da seguinte forma:<br />
<br />
1)<br />
• Inspire lentamente, sem erguer o peito e deixando o ar alocar-se nos pulmões e inflá-los, a ponto de sentir a ampliação da região abdominal e intercostal. <br />
• Solte o ar lentamente em "sss"<br />
• Assim que começar a soltar, aplique o apoio e mantenha-o firme até o fim da emissão.<br />
<br />
2)<br />
• Inspire lentamente, sem erguer o peito e deixando o ar alocar-se nos pulmões e inflá-los, a ponto de sentir a ampliação da região abdominal e intercostal. <br />
• Solte o ar em "sss" aos "soquinhos", cortando a emissão (S - S - S - S - S - S)<br />
• Note que a cada "S" emitido, o abdômen faz um pequeno movimento ou contração. Isto é sinal de que ele está comandando a emissão do ar. Valorize bem este movimento e, se possível, procure de fato forçá-lo. Quanto mais controle se tem sobre esta musculatura, maior o controle sobre a emissão.<br />
Faça os exercícios acima em "SSS", "XXX", "FFF", "ZZZ", "VVV", "GGG". Cronometre a evolução.<br />
Quanto mais vpcê exercitar o diafragma, melhor será sua execução em sustenção de notas.<br />
Beijos a todos e até mais!Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/00398853032826328915noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-7922967850850729320.post-21575352658634389152011-01-13T07:19:00.000-08:002016-02-02T20:27:25.021-08:00Afinação vocalAlgumas pessoas, quando estão interessadas em fazer aulas de canto, geralmente perguntam se é possível que alguém que seja desafinado aprenda a cantar.<br />
Eu acredito que existam pessoas que são agraciadas com o presente da música logo ao nascer , já nascem com talento musical. Mas, se essas pessoas passarem a vida toda sem nenhum estímulo musical , elas nunca saberão que possuem esse talento musical. <br />
Por isso , eu creio que a principal arma para aprender cantar afinado é aprender a ouvir. Isso mesmo , ouvir. A maior parte daquelas pessoas que se dizem desafinadas, tem dificuldade em ouvir a si mesmas e ouvir os outros. Mas, afinal, o que é cantar afinado? <br />
Podemos dizer que um cantor é afinado quando ele reproduz as notas propostas da maneira certa . Nossas cordas vocais produzem a voz, que por sua vez produzem as ondas sonoras. O som é formado por vibrações e possui uma certa freqüência (quantidade de vibrações por segundo). <br />
Existe um padrão de afinação ocidental pelo qual afina-se o lá em 440 Hz (Hz =vibrações por segundo). <br />
Podemos definir então que cantar afinado é reproduzir a mesma freqüência que foi proposta numa melodia , seja ela cantada ou tocada . Daí a grande importância de aprender a ouvir. Mas como posso saber se não tenho nenhum problema de audição? Existem alguns "sintomas" que podem ser observados: <br />
- Sempre pedir para que o outro repita : " O que você disse? "; <br />
- Assistir TV ou ouvir o rádio num volume muito alto; <br />
- Não conseguir identificar uma fonte sonora , isto é, não conseguir descobrir de qual direção está vindo o som; <br />
- Falar sempre num volume muito alto ou então muito baixo <br />
Por isso é recomendável àquelas pessoas que percebam alguma dificuldade fazer uma audiometria que é um exame de audição para se certificar de que está tudo certo.Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/00398853032826328915noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-7922967850850729320.post-62321991668470416242010-12-10T12:14:00.001-08:002016-02-02T20:18:51.385-08:00Belting vocal techniqueBelting is a vocal technique used to produce a clearer voice in music too loud enot extremely high without damaging the vocal cords.<br />
<br />
This technique allows a voice strong, powerful, clear and very loud tones and is similar to the technique used by actors on stage to project the voice. It is often used in musicals such as, for example, of Broadway, where the singing voice to leave clear and volume. Examples of singers who use often belting: Christina Aguilera, Mariah Carey, Leona Lewis, Celine Dion, Lara Fabian, Barbra Streisand, Bette Midler, Maria Callas, Judy Garland, Nicole Scherzinger, Amy Lee and Roy Khan and in the gospel Cristina Mel notes that issues such as: C # 7, G # 5 D # 6:01 G6 very acute.<br />
<br />
The technique consists of pressing the muscles of the abdomen and buttocks while you loose the maximum amount of air that a singer can release without damaging the vocal cords. In this type of high-level technique is extremely important not to put any force on the vocal cords and let the air that is being forced to flow out freely over the body.<br />
<br />
The belting needs to be done carefully to total novice singers as any kind of force made the vocal cords belting becomes a common cry in causing a hoarse and scratchy sound, like dryness and lesions on the vocal cords, so we must maintain a free air flow without any resistance in the throat, only in the region of the palate and jaw, in order to maintain the vertical and rounded voice.Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/00398853032826328915noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7922967850850729320.post-43843246357599802672010-11-08T09:48:00.000-08:002016-02-02T20:31:20.011-08:00Meu filho no gutural!<object height="385" width="480"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/_WIRqTQo1XA?fs=1&hl=pt_BR"></param>
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<br />
Esta técnica permite uma voz forte, poderosa, clara e em tons muito altos, sendo parecida com a técnica usada por atores no teatro para projetarem a voz. É muito utilizada em musicais como, por exemplo, da Broadway, onde a voz cantada precisar sair clara e com volume. Exemplos de cantores que usam belting com frequência: Christina Aguilera, Mariah Carey, Leona Lewis, Celine Dion, Lara Fabian, Barbra Streisand, Bette Midler, Maria Callas, Judy Garland, Nicole Scherzinger, Amy Lee e Roy Khan e no meio gospel Cristina Mel que emite notas como: C#7, G#5, D#6 e um agudíssimo G6.<br />
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A técnica consiste em pressionar os músculos do abdômen e dos glúteos enquanto se solta a quantidade máxima de ar que um cantor pode liberar sem danificar as cordas vocais. Nesse tipo de técnica de alto-nível é de extrema importância não colocar força alguma nas cordas vocais e deixar o ar que esta sendo forçado para fora flua livremente sobre o corpo.<br />
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O belting precisa ser feito com cautela total para cantores inexperientes já que qualquer tipo de força feita nas cordas vocais transforma o belting em um grito comum causando um som arranhado e rouco, assim como o ressecamento e lesões nas cordas vocais, portanto é preciso manter um fluxo de ar livre e sem resistência alguma na garganta, apenas na região do palato e do maxilar, afim de manter a voz vertical e arredondada.Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/00398853032826328915noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-7922967850850729320.post-21489468435003818932010-04-01T08:43:00.000-07:002016-02-02T20:20:21.012-08:00DriveO Drive na voz,<br />
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Usado por diversos cantores, principalmente do Rock e Metal, faz um efeito muito interessante na forma de cantar, mas deve ser usado com muito cuidado e atenção, pois é muito fácil acabar com a voz em poucos minutos. <br />
Estilo de cantar usado por diversos cantores, principalmente do Rock e Metal como: David Coverdale (Whitesnake), Cris Cornel (Audioslave), Steven Tyller (Aerosmith) Ronnie James Dio entre outros, que faz uso de um timbre “sujo” ou “rasgado”. Normalmente enfatiza uma intenção agressiva, ou de força na interpretação das canções. Esse som faz um efeito muito interessante na forma de cantar, mas deve ser usado com muito cuidado e atenção, pois é muito fácil acabar com a voz em poucos minutos ou músicas cantando rasgado sem uso da técnica adequada.<br />
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Uma forma bem eficaz de se começar o treino do drive é o “fry” que é um exercício de fonoaudiologia para corrigir postura da prega vocal. Ele consiste em soltar pouco ar emitindo um som rouco, grave e ao mesmo tempo suave. No início é ideal cantar uma nota somente para se estabilizar a sonoridade. Já numa segunda fase, parta da nota grave e vá subindo glissando (como um motor de carro acelerando ou guitarra com slide) para começar a alcançar as notas mais agudas e estabilizar a impostação juntamente com a sonoridade. Feito isso, que não se consegue da noite para o dia, o treino do drive será uma mistura de desenvolvimento muscular e bom gosto, ou seja, escolher a hora certa de se aplicar a técnica sempre em prol da interpretação que a música exige.<br />
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Para se iniciar efetivamente o treino dessa forma de cantar é preciso um controle muito eficiente de respiração, apoio do diafragma, relaxamento de todos os músculos da laringe e controle do palato mole (final do céu da boca onde se encontra a úvula) para que a tensão não aconteça nas pregas vocais, ou seja, é preciso desenvolver as técnicas básicas do canto antes de começar o treino do drive. Costumo exemplificar de forma simples a sensação que se deve ter para usar esse recurso: Quando se enche um balão de festa e solta o ar esticando a boca do mesmo, o ar faz um som rasgado espremido enquanto sai. Então agora imagine o palato mole sendo a boca do balão. Ao invés de levantá-lo como é o usual para se impostar a voz, deixe-o baixo. Esse é o segredo. O som da voz rasgada ou drive deve resultar no palato mole e não na garganta. Pois fazer drive na laringe é suicídio vocal. <br />
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Como pré-requisito para o estudo dessa técnica é necessário um conhecimento pleno da voz e uma musculatura tanto vocal quanto respiratória bem fortalecida, pois o treino é bem puxado e no início fatalmente cansa. Os tempos de treinamento devem ser curtos, poucos minutos de vocalizes específicos e sempre sob a orientação de um professor de canto que entenda do assunto.<br />
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Qualquer duvida: vanivox@hotmail.comAnonymoushttp://www.blogger.com/profile/00398853032826328915noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-7922967850850729320.post-24425657216220302482010-03-27T08:57:00.000-07:002016-02-02T20:20:47.698-08:00Quer saber mais sobre Whistle register?"Whistle Register" <br />
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Há ainda, acima do falsete, um terceiro registro vocal ("whistle register" - que é uma espécie de assobio). Quando vc o usa, suas cordas vocais ficam bem tensas de forma que elas literalmente assoviam pra produzir as notas. Muitas pessoas não conseguem atingir esse registro, Mariah o desenvolveu quando ela era bem pequena. Ele requer tensão nas pregas vocais (que você não pode sentir) e o relaxamento da região próximo (que você pode sentir). Então, pra produzir essas notas você precisa estar com a garganta bem relaxada (falar é facil...). Os que quiserem se aventurar a tentar alcançar tal registro, explorem usando volumes baixos -- tentem imitar uma gaivota ou um filhote de gato pra forçar as pregas vocais a entrarem em tal registro.<br />
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Whistle: Assovio laríngeo, é conhecido no bom português como registro de apito, onde o som é produzido por uma fenda no fechamento das pregas, daí o som é produzido pelo atrito mesmo, não pela vibração das pregas, como um assovio qualquer, só que na garganta. Ex: BERRO DE CRIANÇA E MOCINHAS DE FILMES DE TERROR (ESSES FORAM OAS EXEMPLOS DO FELIPPE)... <br />
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Qualquer dúvida entrem em contato: vanivox@hotmail.com<br />
Você também pode deixar um coméntário e seu contato ficarei feliz em ajudarAnonymoushttp://www.blogger.com/profile/00398853032826328915noreply@blogger.com27tag:blogger.com,1999:blog-7922967850850729320.post-58408380836129988292010-03-27T08:53:00.000-07:002016-02-02T20:25:00.730-08:00Aos amantes de GuturalApostila de canto Gutural ( By. Vaní Souza)<br />
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O canto Gutural é uma questão de muita técnica, portanto todos que a praticam podem alcançá-la.<br />
Neste tipo de técnica é muito difícil imitar a voz de alguém, porque cada um possui um timbre no gutural, sendo que pra todos se utiliza a mesma técnica.<br />
Para começar a primeira coisa a se fazer é perder a vergonha, pois essa vergonha é que nos faz perder o potencial de elaborar um bom gutural.<br />
Vamos estudar algumas maneiras a de execução e tipos de gutural.<br />
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1) Evitar a garganta sempre. Gritar ou não gritar?<br />
Algumas pessoas que já cantam esta técnica pensam que o grito sai da garganta por isso esforçam muito a garganta e depois de um tempo acabam tendo que parar de executar esta técnica.<br />
O uso correto da voz no canto gutural é a utilização do diafragma (músculo localizado abaixo dos pulmões grande responsável pela respiração ) é também necessário um controle de ar muito preciso, pois o ar deve passar por um pequeno orifício a o som é produzido pelo eco das cordas vocais, com isso a passagem do ar fica pressionada e sua saída só acontece se impulsionamos o ar com uma pressão no diafragma.<br />
Devemos tomar cuidado para não inflar o tórax se isso acontecer o ar passara com muita forca pelas pregas vocais e isso pode causar problemas futuro como mencionado.<br />
Se treinada duas horas de duas a três vezes por semana esta técnica irá reforçar a garganta o que fará com que não cause mais incomodo no gutural.<br />
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2) Como ficam as pregas vocais neste canto?<br />
Para atingir este canto devemos trabalhar com as pregas vocais praticamente toda fechada. Nossa prega vocal trabalha com impulsos de atrito por causa disso se produz o som, ou seja, quando uma prega vocal se encosta na outra é produzido um atrito e com a passagem do ar entre elas é feito o som.<br />
Podemos começar treinando em som de “OH” numa nota profunda, podemos alargar a musculatura do pescoço, tomando cuidado para que não tencione muito esta área. Toda tensão que provocamos pode fazer com que o ar saia de maneira errada.<br />
É preciso muito treino no tônus do diafragma. Trabalhe as vogais separadas.<br />
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3) É normal acontecer de saírem duas vozes e sons diferentes em uma mesma pessoa?<br />
Sim. Apesar de ser raro este tipo de gutural ele é conhecido como Doublé Vozes, ou duas vozes. Ela é executada da seguinte maneira, pressione lentamente os músculos abdominais fazendo com que o ar saia suavemente acima das pregas vocais, pratique até achar o movimento certo pra sua voz.<br />
Em homens é necessário uma maior concentração pois eles possuem o Hióide ( ou Pomo de Adão, que é popularmente conhecido como o gogó.)<br />
Isso requer uma maneira precisa de execução.<br />
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4) Os exercícios para gutural são feitos da mesma maneira que para as outras técnicas?<br />
Não cada técnica vocal requer uma forma de treino, as vezes são executados exercícios parecidos ou iguais mas com finalidades diferentes.Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/00398853032826328915noreply@blogger.com11tag:blogger.com,1999:blog-7922967850850729320.post-39248603762286808312010-02-16T17:40:00.000-08:002016-02-02T20:30:53.589-08:00Algumas técnicas que lecionoMelisma, Apogiaturas, Drive, Gutural com exercícios específicos, Whistle Register, Flageolet, Portamento, Trinado, Vibrato , Falsete, Impostação e muito mais..<br />
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Além das técnicas defino sua coloratura vocal mediante o sistema Fach, e a ampliação de sua extensão vocal.<br />
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Maiores detalhes entrem em contato.<strong></strong><em></em>Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/00398853032826328915noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7922967850850729320.post-80141754472078089322010-02-16T17:26:00.000-08:002016-02-02T20:30:16.450-08:00Dicas para vozCOMO CUIDAR DA VOZ ?<br />
Vaní Souza<br />
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Nunca fique exposto(a) ao vento, sol excessivo ou tome bebidas geladas e sorvetes no dia em que você for usar a voz;<br />
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Pegar sol com moderação é fundamental para quem trabalha com a voz: ele protege de algumas alergias respiratórias;<br />
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Faça um aquecimento vocal 20 minutos antes de cantar; nunca faça mais que isso pois ao contrário do que você pensa estará cansando a voz e não aquecendo;<br />
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Depois de uma execução vocal, sua garganta estará aquecida. Cuidado, então, com correntes de ar, ar condicionado, ventiladores e friagem;<br />
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Se você trabalha em ambiente com ar condicionado, poeira ou fumaça de cigarro, beba muita água, em temperatura ambiente, durante a função vocal;<br />
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Para uma voz firme a afinada, é necessário dormir pelo menos 8 horas por noite;<br />
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Se você é daqueles(as) que falam aos berros, mude de estilo. O uso inadequado da voz pode trazer problemas sérios como, por exemplo, nódulos nas cordas vocais;<br />
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Rouquidão freqüente é um péssimo sinal. Pode significar, entre outras coisas, esforço excessivo das cordas vocais. Procure um médico;<br />
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Nunca tome própolis pura ou misturada com água. Se você quiser ingerir este alimento, dilua algumas gotas em uma colher generosa de mel. E cuidado com sprays "milagrosos" que são jogados diretamente na garganta;<br />
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Comer maçã com casca é excelente para limpar a garganta;<br />
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A respiração é fundamental para quem usa a voz. É o combustível dela;<br />
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Exercite-se regularmente, fazendo exercícios aeróbicos (que trabalham a respiração) como, por exemplo: caminhada, ciclismo, dança e natação; Movimentamos vários músculos para cantar e falar. Por essa razão, prefira sempre os exercícios aeróbicos moderados seguidos de um bom alongamento. Exercícios pesados tornam a musculatura do corpo muito tensa e acabam comprometendo a performance vocal.<br />
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Quando estamos nervosos ou tensos, nossa respiração fica alterada e, conseqüentemente, a voz. Para que isso não aconteça, faça muito relaxamento e trabalhe o auto-controle emocional; <br />
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Um(a) profissional da voz não utiliza apenas os aparelhos fonador e respiratório para cantar ou falar. Uma boa interpretação necessita de técnica, sentimento e expressão corporal;<br />
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Nada melhor do que uma boa técnica vocal para tirar partido do talento que Deus lhe deu. O limite de um profissional com talento e sem técnica é muito pequeno. Estude muito a fim de desenvolver ao máximo o seu instrumento e, principalmente, conhecer a sua extensão vocal. <br />
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Visite um otorrinolaringologista regularmente a fim de prevenir futuros problemas com a voz. O seu instrumento não pode ser trocado, vendido ou comprado como um teclado ou um violão. Ele é único, e lembre-se: se você tratar a sua garganta com carinho, ela poderá lhe dar grandes alegrias.<br />
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“(Qualquer dúvida entre em contato pelo telefone (19) 9130 1648 ou pelo e- mail : vanivoz@hotmail.com .Obrigada)”Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/00398853032826328915noreply@blogger.com1